O GUIA DA UMBANDA PARA CRIANÇAS é o novo lançamento infantil da Arole Cultural
Em tempos de isolamento social, publicação busca reafirmar a herança cultural da espiritualidade brasileira junto às crianças de todas as crenças
A Umbanda é uma religião de matriz africana fundada no Rio de Janeiro em 1908 e tem sua base no culto à ancestralidade espiritual do país. índios, negros escravos e seus descendentes, trabalhadores do campo e do sertão são cultuados em sessões cheias de encanto, trazendo suas sabedorias aos fiéis que visitam os templos de Umbanda por todo o país e pelo mundo.
Ainda assim, como reflexos do racismo estrutural e religioso arraigados em nossa sociedade, a Umbanda e seus praticantes são continuamente perseguidos e discriminados. Como, então, combater esses problemas ao mesmo tempo em que se educa e se desmistificam os preconceitos sobre esta religião genuinamente brasileira a partir da infância?
Pensando nisso, a Editora Arole Cultural lança Erêmi: o guia da Umbanda para crianças de axé (ou de outra fé) [clique para ver os detalhes]. De forma lúdica e totalmente ilustrado, o livro apresenta os 12 grupos espirituais cultuados na Umbanda – chamados falanges -, seus costumes, forças da natureza e poderes de atuação na espiritualidade e na vida cotidiana.
A autora Luana Leandro, jovem negra de 24 anos, é herdeira do “Centro de Umbanda Caboclo Humaitá e Vô Militão”, templo religioso fundado em São Paulo por sua avó há mais de 50 anos, e que atualmente é dirigido por sua mãe, Vânia Leandro. Estudante de direito, Luana nasceu e cresceu entre a escola e as atividades religiosas do terreiro – como são chamados os templos de Umbanda – e desde cedo se viu envolvida com as crianças da comunidade. É a partir da experiência com os pequenos e pequenas na religião e na sociedade mais ampla que Luana busca traduzir de maneira acessível aos leitores de todas as crenças os ensinamentos aprendidos na prática da fé.
Além do caráter cultural e educacional, a publicação também pretende ser um instrumento relevante para o fortalecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96, alterada pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o estudo sobre a cultura e história afro-brasileira e africana, como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados sujeitos históricos.
O título “erêmi” faz referência à tradicional saudação aos espíritos-crianças dessa religião, sincretizados com São Cosme e São Damião, que nos ensinam a alegria de viver e têm papel de destaque no texto. Representantes da inocência e doçura que aquecem os corações, os pequenos e pequenas se identificam neles enquanto aprendem lições valiosas sobre amor ao próximo, respeito às diferenças e união, fazendo do livro uma ferramenta de educação e luta antirracista, ensinando aos leitores de todas as crenças e idades o principal lema dessa religião: a Umbanda e seus Guias são paz, amor e caridade!
Erêmi: O Guia da Umbanda para Crianças de Axé (ou de outra fé)
ISBN 978-65-86174-03-8
32 páginas, ilustrado e colorido
Preço de capa: R$35,00
Disponível em: www.umbandaparacriancas.com.br