Chefs Carlos Ribeiro, Ieda de Matos e Bel Coelho lançam Oxum: Doçaria Fina
Publicação marca a estreia da coleção "Ajeum: Banquete Sagrado" - uma série com receitas temáticas inspiradas nas divindades do Candomblé, organizada Chef Carlos Ribeiro e assinada por ele e as convidadas e Ana Célia Santos, Ieda de Matos e Bel Coelho.
"Oxum: Doçaria Fina e Quitutes" é o livro de estreia da coleção "Ajeum: Banquete Sagrado", da Editora Arole Cultural - uma série com receitas temáticas inspiradas nas divindades do Candomblé. Organizada pelo Chef Carlos Ribeiro e assinada por ele e as convidadas Ana Célia Santos, Ieda de Matos e Bel Coelho, a coleção retrata pratos tipicamente brasileiros inspirados nos ingredientes prediletos de Oxum (doces e ovos), Ibeji (caruru de são cosme e doces de festas), Iemanjá (aves e pescados) e Iansã (pimentas, carnes vermelhas e dendê).
Nesse primeiro volume, "Oxum: Doçaria Fina e Quitutes", Carlos Ribeiro apresenta 21 receitas regadas a muitos ovos e doçuras para homenagear a deusa africana da beleza, do amor e da fertilidade: 17 delas são de sua autoria, acompanhadas por outras duas receitas de cada Chef convidada.
“Os Orixás comem o que os homens comem. Desta forma a comida é mais do que só a materialização de sabores e sim um elo de louvor e agradecimento entre ambos. Esse trabalho representa a relação entre o homem e o sagrado, onde para os praticantes desta crença o alimento é o grande elo”, explica o Chef.
Uma das primeiras lições do Candomblé é que a magia e o segredos dos Orixás se aprende na cozinha. Quem afirma isso é o babalorixá e fundador da Editora Arole Cultural, Diego de Oxóssi, que complementa “é quase impossível falar de comida dos orixás sem abordar o sincretismo religioso e o regionalismo brasileiro”.
“A comida de santo que se come nos traz o conhecimento de como o alimento faz parte de nossas vidas terrenas, mas nos aproximam do nosso convívio de fé levando em conta a importância deste exercício”, finaliza Carlos Ribeiro.
O lançamento oficial da coleção aconteceu durante a FLIP 2019, com aula-show do chef Carlos Ribeiro e a presença das chefs Ieda de Matos e Bel Coelho e fez parte do circuito de atividades do projeto "Paraty Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO". Para a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, os autores e a editora estão preparando novidades incríveis sobre o livro, fique de olho no nosso blog pra acompanhar a agenda, hein!
Oxum: Doçaria Fina e Quitutes
96 páginas couché colorido, fotografias, receitas
Na compra do livro, acompanha e-book com receitas bônus
Preço de capa: R$44,00 | ISBN 9788590624028
Disponível em: www.arolecultural.com.br/shop/oxum-docaria-fina-e-quitutes
Sobre o Chef Carlos Ribeiro (organizador e autor)
Comunicador social por formação e chef de cozinha por amor e profissão, Carlos Ribeiro é o responsável pelo Na Cozinha Restaurante, especializado em culinária brasileira e picadinhos. Doutorando na USP em Estudos Latinos Americanos, onde também é Mestre em Estudos Latinos Americanos, lecionou nas Universidades Federal da Paraiba, Faap, Anhembi Morumbi, Uninove – onde foi coordenador do curso de Belas Artes -, entre outras. Também é autor dos livros “Culinária Japonesa para Brasileiros”, “Comida é Arte”, “Historia da Gastronomia, Panificação, Confeitaria, Cozinha Contemporânea, Estruturas e Funcionamento das Cozinha de Bares, Hotéis e Restaurantes”, além de colaborador no livro “Café, 100 anos de Vinicius”.
Sobre Ana Célia Santos (autora convidada)
Ana Célia Santos - ou Chef Ana Célia - é filha de santo do Terreiro do Gantois (Salvador/BA), da saudosa Mãe Menininha, onde também é responsável pelas receitas e preparos sagrados oferecidos aos Orixás em seus rituais. Aprendeu o saber das panelas na cozinha da tia, durante a infância, e ganhou o mundo com seus temperos. Responsável pelo Restaurante Zanzibar, em Salvador - Bahia, a chef apresenta seu famoso Bolinho de Estudante, uma receita deliciosa com toda sua baianidade nagô. No volume 2 da Coleção Ajeum, a Chef Ana Célia assina as receitas dedicadas aos Ibejis, com o tradicional caruru de são cosme.
Sobre Ieda de Matos (autora convidada)
Ieda de Matos - ou Chef Ieda - é nascida na Chapada Diamantina e reflete as influências de sua terra nas receitas que cria. Responsável pelo Restaurante Casa de Ieda, no coração do bairro de Pinheiros, em São Paulo, a chef revisita a tradicional receita do Acaçá e cria um delicioso doce em homenagem a Oxum. No volume 3 da Coleção Ajeum, Chef Ieda assina as receitas dedicadas a Iemanjá, a mãe de todos e deusa das águas salgadas.
Sobre Bel Coelho (autora convidada)
Bel Coelho é, atualmente, um dos maiores nomes quando se trata de gastronomia brasileira. Chef de cozinha, apresentadora e pesquisadora da alimentação, ela reinventa saborosamente aquilo que para muitos seria apenas comida do dia-a-dia. Responsável pelo Restaurante Clandestino, na Vila Madalena, em São Paulo, a chef homenageia Oxum com uma receita elaborada com bananas, melaço e sorvete de gemas de ovos. No volume 4 da Coleção Ajeum, a Chef Bel Coelho assina as receitas dedicadas a Iansã, deusa do fogo e das tempestades.
Sobre a Arole Cultural
A editora foi fundada em 2015 por Diego do Oxóssi, com objetivo de traduzir a cultura dos Orixás de forma objetiva e fácil para o leitor leigo ou para aquele que já tenha algum interesse pelo assunto “Arole significa ´o herdeiro´ em idioma iorubá - aquele que carrega uma tradição. Essa é a missão e a principal maneira que nossos títulos e a marca ajudam na divulgação das religiões de matriz africana: quebrando tabus e estigmas, desmistificando e desconstruindo preconceitos e mostrando que somos todos iguais em nossas diferenças”, explica o fundador e escritor.