Arole Cultural faz sua estreia no universo infantil com a Coleção “Orixás Para Crianças”
“Conhecendo os Orixás – De Exu a Oxalá” é o primeiro volume da série, composta por 18 títulos sobre os Deuses Africanos
A Arole Cultural faz sua estreia na literatura infantil com a coleção “O Livro dos Orixás Para Crianças”, composta por 18 títulos, que de forma didática e ilustrativa, apresentam aos pequenos o universo da cultura afro-brasileira e cada um dos Orixás. O primeiro volume, “Conhecendo os Orixás: de Exu a Oxalá”, é assinado pela doutora em educação infantil Waldete Tristão e pelo designer e ilustrador Caco Bressane.
Na publicação são apresentadas as características e particularidades dos Orixás comumente cultuados nas religiões afro-brasileiras, que aqui sobreviveram por atender às necessidades dos povos escravizados e de seus descendentes, seja na invocação das forças da natureza ou para o sucesso da agricultura e da caça, por exemplo. Nos demais volumes da coleção, os Orixás serão protagonistas ou coadjuvantes em histórias que retrataram 17 itans – os mitos tradicionais africanos - e, neles, viverão aventuras especialmente selecionadas para as crianças em primeira idade e em alfabetização.
Além do caráter cultural e educacional, a coleção também pretende ser um instrumento relevante para o fortalecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96, alterada pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o estudo sobre a cultura e história afro-brasileira e africana, como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados sujeitos históricos. Conectada com o Parecer nº 4 do Conselho Nacional de Educação, aprovado no ano de 2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a coleção valoriza o patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro, reconhecendo e afirmando direitos no que diz respeito à educação, na medida em que colabora para aproximar as crianças da história e cultura afro-brasileiras e africanas, na perspectiva da religiosidade enquanto patrimônio cultural.
Os livros colaboram para que uma parte importante da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana esteja presentes nos currículos da Educação Básica como mais uma forma de valorizar a população negra, evidentemente, não se restringindo a ela, ao contrário, deseja-se alcançar todas as crianças brasileiras, uma vez que todos devem ser educados enquanto cidadãos atuantes na direção de uma sociedade que reconhece a natureza diferente e diversa de sua formação, para ser capaz de construir uma nação democrática.
Conhecendo os Orixás
40 páginas, brochura
Preço de capa: R$35,00 | ISBN 9788590624011
Disponível em: www.arolecultural.com.br/shop/conhecendo-os-orixas
Sobre a autora
Waldete Tristão é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2017) na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas e Escolares e Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP,2006), atuou profissionalmente por mais de 30 anos na educação pública municipal de São Paulo, em EMEIs e creches, como professora, coordenadora pedagógica e formadora de professores e gestores em educação básica.
Sobre a Arole Cultural
A editora foi fundada em 2015 por Diego do Oxóssi, com objetivo de traduzir a cultura dos Orixás de forma objetiva e fácil para o leitor leigo ou para aquele que já tenha algum interesse pelo assunto “Arole significa ´o herdeiro´ em idioma iorubá - aquele que carrega uma tradição. Essa é a missão e a principal maneira que nossos títulos e a marca ajudam na divulgação das religiões de matriz africana: quebrando tabus e estigmas, desmistificando e desconstruindo preconceitos e mostrando que somos todos iguais em nossas diferenças”, explica o fundador e escritor.